Cia Dedo de Prosa

As Três Mulheres Sabidas

 

Espetáculo inspirado nos contos:
O Touro Negro de Norroway (origem escocesa)
A Pobretona que Virou Rainha (origem irlandesa)
O Gentil Homem de Wastness (origem escocesa)

SINOPSE

Neste espetáculo criado a partir de três contos de fadas da tradição oral britânica, as protagonistas são mulheres sabidas que figuram como verdadeiras heroínas e, diferentemente das donzelas indefesas que geralmente vemos nos contos de fadas, utilizam o poder da sabedoria feminina para enfrentar monstros, bruxas e outros desafios que aparecem em seus caminhos. Espetáculo contemplado pelo 15º Cultura Inglesa Festival.

SYNOPSIS

In this play – The Three wise women – based on three fairy tales from the British oral tradition, the characters are wise women who act as true heroines; Unlike the helpless maidens that we usually see in fairy tales, they use the power of feminine wisdom to face monsters, witches and other challenges that appear in their paths. 

RELEASE

Uma pobre camponesa conquista o coração de um rei com o poder da inteligência. Uma mulher-foca é colocada à prova e precisa escolher entre ficar na Terra, com sua família, ou voltar para as suas origens em alto-mar. Uma garota que, com determinação e generosidade, passa por grandes provações para batalhar por seu amor. Essas três mulheres muito especiais comandam as ações de três contos da tradição oral britânica – respectivamente, A Pobretona que Virou Rainha, O Gentil Homem de Wastness e O Touro Negro de Norroway.

Diferentemente de grande parte dos contos de fada clássicos, nos quais as heroínas são seres passivos à espera de um salvador, essas três histórias britânicas têm em comum protagonistas fortes, donas dos próprios desejos e destinos, que se valem de sua sabedoria feminina para enfrentar e vencer monstros, bruxas e até mesmo a incompreensão ou inatividade de seus parceiros. A garota de Norroway, por exemplo, ao final da história tem de abrir literal e metaforicamente os olhos de seu amado adormecido, numa clara inversão dos papéis tradicionais em contos infantis.

O espetáculo As Três Mulheres Sabidas, com direção de André Garolli e Luciana Viacava, alinhava essas histórias inusitadas de modo a recriar o universo lúdico e fantástico das histórias orais britânicas. A peça tem no elenco Dinah Feldman, Fernanda Viacava e Priscilla Herrerias.

Em 2011, o espetáculo AS TRÊS MULHERES SABIDAS foi contemplado pelo 15º Cultura Inglesa Festival, com estreia em 28 de maio no Teatro Cacilda Becker e no Auditório da Cultura Inglesa de Higienópolis, SP, dentro da programação do Festival.

Já foram realizadas as seguintes temporadas:

De 15 de outubro a 06 de novembro de 2011
Teatro Cacilda Becker, São Paulo

De 6 de maio a 15 de julho de 2012
Auditório do Sesc Vila Mariana, São Paulo

De 24 de novembro a 16 de dezembro de 2012
Teatro Zanoni Ferrite, São Paulo

De 02 a 24 de fevereiro de 2013
Livraria da Vila, Shopping JK, São Paulo

De 05 de maio a 02 de junho de 2013
Teatro do Sesc Santo André, São Paulo

Dias 22 e 23 de novembro de 2014 – Circuito SP de Cultura – Teatro Leopoldo Fróes, SP
Dias 29 e 30 de novembro de 2014 – Circuito SP de Cultura – Teatro Martins Penna – Centro Cultural da Penha

O espetáculo também foi selecionado para participar dos importantes festivais:

44ª edição do FILO – Festivais Internacionais de Londrina – 26 e 27 de junho de 2012

12ª edição do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – 5 e 6 de julho de 2012

XIX FENTEPP – Festival Nacional de Presidente Prudente – 24 de setembro de 2012

1ª Temporada de Teatro do CESCB –  Brusque, Santa Catarina – 2013

6º Festival de Artes para Crianças – Registro, São Paulo – 2013

1ª Mostra de Teatro Infantil CFCCT – Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, São Paulo – 2013

Maratona Cultural de Florianópolis – 23 de março de 2014

O espetáculo esteve pela Rede SESC nas cidades paulistas de Araraquara (9 de setembro/12), Sorocaba ( inauguração em 12 e 14 de outubro/12), São Caetano/FDE (23 e 24 de outubro/12), Santos (11 de novembro/12) e  São Carlos (17 de novembro/12).

E, à convite do Circuito Cultural Sesi, nas cidades de Valinhos (02 de setembro/12), Atibaia (8 de setembro/12), Bragança (16 de setembro/12), Caraguatatuba (09 de novembro/12), São Sebastião (10 de novembro/12). E, também, nas unidades SESI de Piracicaba, Santo André e Mauá.

À convite do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, o espetáculo esteve nas principais bibliotecas públicas da rede, à saber: Biblioteca Padre José de Anchieta , Biblioteca Viriato Corrêa, Biblioteca Monteiro Lobato, Biblioteca Belmonte, Biblioteca Cora Coralina, Biblioteca Mário Schenberg e Biblioteca Álvares de Azevedo.

A circulação do espetáculo foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) 2012 da Secretaria de Estado da Cultura de Estado de São Paulo nas cidades paulistas de Paulínia, Lençóis Paulista, Guarulhos, Juquitiba e Ilhabela.

O espetáculo infantil As 3 Mulheres Sabidas em apresentações no Estado de SP

E, também, pelo Circuito Cultural Paulista nas cidades paulistas de Araras, Piraju, Palmital, Lucélia, Brodowski, Serrana, Itapira, Pirassununga e Vargem Grande do Sul.

 

FICHA TÉCNICA

Direção: André Garolli e Luciana Viacava

Intérpretes:  Dinah Feldman Fernanda Viacava Priscilla Herrerias

Trilha Original: Cristiano Meirelles

Cenários e adereços: Daniel Ribeiro 

Figurinos e adereços: Inês Sacay

Iluminação: Aline Barros e Uirá Freitas

Operação de luz: Uirá Freitas

Operação de som: Dri Escher

Preparação Corporal: Fabricio Licursi

Produção: Dinah Feldman, Fernanda Viacava e Priscilla Herrerias

Correalização: Culturas em Movimento

Duração: 60 minutos

Faixa etária recomendada: a partir de 4 anos

PROPOSTA DE ENCENAÇÃO

Para por em cena os contos de fadas britânicos, a Cia. Dedo de Prosa utiliza técnicas do teatro narrativo, além de diversos recursos cênicos em um espetáculo para todas as idades.
Trabalhar sobre os contos de fadas é sempre uma experiência reveladora e intensa. Antes de serem reunidas em livros, as histórias foram narradas durante séculos ao pé do fogo, distraindo e instruindo os numerosos iletrados do passado. E atravessaram os séculos, mantendo-se vigorosas e atuais.

As protagonistas de nosso espetáculo vivem uma aventura variada, múltipla, vibrante. Uma alternância de luz e trevas, entusiasmo e tédio, ânimo e desistência. Uma vida cheia de planos diferentes: a realidade do aqui e agora, os sonhos, a imaginação, a memória, as raízes, o medo e a coragem. Nosso objetivo é apresentar uma montagem que traduza cenicamente estes planos, com o suporte da narrativa, isto é, da relação direta entre intérprete e espectador, visando despertar a escuta e a imaginação.

Em geral, os contos, as tragédias, os dramas são protagonizados por heróis e as histórias narram suas trajetórias repletas de aventuras, perigos, percalços, conquistas e terminam com a vitória e a salvação da donzela indefesa, frágil e bela. Ao escolhermos os contos A Pobretona que Virou Rainha, O Gentil Homem de Wastness e O Touro Negro de Norroway quisemos trazer à tona as heroínas protagonistas, que também são colocadas à prova e enfrentam monstros e bruxas, desafios e perigos, e usam de sua sabedoria feminina para lutar e seguir o seu destino.

As armas do universo feminino e masculino são diferentes. Não se pode comparar ou atribuir valor a um lado em detrimento de outro. Com essas personagens, pretendemos explorar o universo feminino, que tem como características o cuidar, a sensibilidade, o nutrir, o amor, a intuição, a paciência. Qualidades presentes em homens e mulheres, mas que são arquetipicamente femininas.

A Cia Dedo de Prosa une nesse trabalho o elenco feminino com o diretor André Garolli que, desde 2003, pesquisa, estuda e desenvolve seu trabalho a partir do universo masculino e a diretora, preparadora e atriz Luciana Viacava, que trabalha com o universo infantil e com o universo do conto há muitos anos, além de desenvolver um trabalho de preparação de atores através da linguagem do bufão.

Estamos em uma época em que o feminino é usado de forma agressiva, como tantas vezes mostrado na TV, revistas e na publicidade em geral. A figura da mulher é explorada apenas no seu lado estético e erótico. De outro lado, no mercado de trabalho, a mulher tem que se valer do seu lado masculino para poder competir. Nessas esferas, as outras qualidades do feminino ficam esquecidas, deixadas de lado. E as crianças estão crescendo – meninos e meninas – com essas referências. Assim, pretendemos apresentar uma obra que dialogue com o público infantil e que nos permita visitar as múltiplas facetas do rico universo feminino.

Isabela e Felipe Santuche Moleiro, as vozes que nos acompanham no início de cada espetáculo. Fotos de novembro de 2012, quando gravamos diversas vinhetas para “As três mulheres sabidas”.
Aos pequenos locutores nossa gratidão!

 

RIDER TÉCNICO

MAPA DE PALCO

Dimensões Espaciais Mínimas: Largura (4m) Profundidade (4m) Altura (3,5m)

O cenário é composto por 6 malas cenografadas, de onde saem objetos usados em cena. O espaço cênico é livre, só precisamos de coxias, dos dois lados, com duas a três pernas em cada lado.

Outras necessidades:
Máquina de fumaça dmx. De preferência deve ser operada pelo iluminador da cabine, fornecida pelo contratante.
Máquina de bolinhas de sabão, se houver.

MAPA DE SOM

SONOPLASTIA: 2 PAs (caixas de som) e 2 retornos e um cd player.

NECESSIDADES TÉCNICAS

Tempo de montagem do espetáculo (incluindo som e luz): 8h
Tempo de desmontagem: 2h

ILUMINAÇÃO

28 PAR # 5

18 PAR #2 (para serem usadas em torres laterais/ precisamos de 8 torres)

18 PC de 1000w / precisamos de dois pés de galinha

06 elipsos ETC de 50 graus com iris.

1 mesa digital de preferencia etc express 24 canais

Ps: a quantidade de refletores pode alterar dependendo do tamanho do palco. ver mapa.

CLIPPING

Em http://migre.me/nq97e

Cia Dedo de Prosa apresenta “As três mulheres sabidas”

Espetáculo infantil baseado em contos britânicos de tradição oral tem apresentações no Teatro Martins Penna

Com direção de André Garolli e Luciana Viacava, espetáculo
encena histórias da Irlanda e Escócia (Foto: Tuca Fanchin)


Por Letícia Andrade


Inspirada em três clássicos contos de fadas britânicos, a peça infantil “As três mulheres sabidas”, da Cia Dedo de Prosa, entra em cartaz no Teatro Martins Penna, no dias 29 e 30. As histórias de tradição oral contadas são “A pobretona que virou rainha”, de origem irlandesa, “O touro negro de Norroway” e “O gentil homem de Wastness”, ambas de origem escocesa.

A releitura feita pela companhia narra a saga de três mulheres destemidas, que passam por diversas dificuldades. No entanto, sabem como encontrar soluções para todos os problemas, diferentemente das donzelas indefesas que comumente encontramos em outros contos de fadas.

Em um palco quase vazio, apenas com a presença de alguns objetos, as atrizes Dinah Feldman, Fernanda Viacava e Iris Yazbek se revezam nos papeis o tempo inteiro para viver as personagens dos três contos.

Para Dinah, esse jogo cênico não causa confusão, já que conseguem criar ambientes que se transformam a cada história. “Com a utilização de objetos brincamos com os contos, cada objeto nos remete a algo. Só a luz e os objetos mudam a qualidade do espaço, enquanto que um cenário fixo fecharia em uma única ideia”, explica.

O espetáculo é dirigido por André Garolli e Luciana Viacava. Desde 2005, a Cia Dedo de Prosa trabalha com o resgate e a divulgação da tradição oral, por meio de espetáculos de narração envolvendo contos populares e histórias do Brasil e do mundo.

Serviço: Teatro Martins Penna – Centro Cultural da Penha. Largo do Rosário, 20, Penha. Próximo do Shopping Penha. Zona Leste. | tel.2295-040. Dias 29 e 30.  Sáb. e dom., 16h. 55 min. Livre. Grátis (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um par por pessoa).

 

 

 

Dizem que no passado, quem narrava um conto antigo, libertava o espírito daquela história. Ao colocar esse espetáculo em cena, pretendemos libertar o espírito dessas histórias e compartilhar essa grande brincadeira com o público infantil e adulto.

 

 

Trailer

 

 

 

Anúncios

1 Response to "As Três Mulheres Sabidas"

[…] As Tres Mulheres Sabidas. Três contos tradicionais do Reino Unido narrados e encenados pelas atrizes Dinah Feldman, Fernanda Viacava e Priscilla Herrerias.  Com a Cia Dedo de Prosa.  […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


  • Nenhum
  • Andréa Lúcia Schlindwein: Foi uma oportunidade muito boa ter assistido ao espetáculo "As Três Mulheres Sabidas" em Brusque-SC. A parceria com o CESCB proporcionou estar em co
  • Luciene: Adorei a peca, que foi apresentada aki em Paulinia, adoraria ouvir a musica das focas novemente, ta no livrinho, mas nao consigo cantar!! Parabens!!
  • Valekids Programação Infantil em São Paulo | Teatro na Livraria da Vila: [...] As Tres Mulheres Sabidas. Três contos tradicionais do Reino Unido narrados e encenados pelas atrizes Dinah Feldman, Fernanda Viacava e Priscill

Categorias

%d blogueiros gostam disto: